Foi um sucesso a ação de plantio dos Guardiões do Meia Ponte, no último dia 30 de novembro, às margens do córrego Caveirinha, um importante afluente do rio Meia Ponte. A ação contou com mais de 150 pessoas que disponibilizaram parte do seu tempo para uma causa tão nobre e necessária que é a recuperação da bacia do rio Meia Ponte. Foram plantadas cerca de 750 mudas nativas do Cerrado, Bioma da região. Entre as espécies nativas haviam mudas de Jatobá, Sangra d’água, Jenipapo, Imbaúba, Guapeva, entre outras.

Estiveram presentes no evento, funcionários da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Comurg, autoridades locais, moradores, convidados e integrantes dos Guardiões do Meia Ponte. Com ações como essa, o grupo pretende além de chamar a atenção para os problemas do rio, também recuperar as matas ciliares da bacia e de seu principal rio, o Meia Ponte, responsável pelo abastecimento de 4 milhões de pessoas e por cerca de 60% do PIB do estado.

As atividades se iniciaram com uma farta mesa de café da manhã, cadastramento dos presentes, formação de uma roda de conversa, avisos, criação das equipes com seus respectivos líderes e orientação para um plantio correto das mudas.  O plantio ocorreu normalmente e se estendeu para além da área inicial do plantio, mas ainda dentro do parque. Moradores da região se comprometeram em cuidar das mudas plantadas para que de fato a ação cumpra o seu propósito.

Ao final da ação, alguns participantes, principalmente moradores da região, deram o seu depoimento sobre os resultados alcançados.


O Rio Meia Ponte

Responsável pelo abastecimento de mais de 50% da população de Goiânia e região metropolitana, o rio Meia Ponte, apesar de sua importância, agoniza. Entre 1990 e 2010, sua vazão diminuiu cerca de 8,5%*. Um dos motivos é a baixa cobertura florestal: o rio perdeu 87% da mata nativa e, sem floresta não tem água. Além disso, o rio ainda sofre com problemas relacionados ao esgoto, ainda lançado in natura em grande quantidade, lixo, assoreamento, erosões e ocupação desordenada de suas margens principalmente no ambiente urbano.

Guardiões do Meia Ponte

Os Guardiões do Meia Ponte é uma rede que reúne sociedade civil, empresas e governo, com o objetivo de recuperar o rio Meia Ponte. Iniciada em 2019, a rede vêm se reunindo desde março e já realizou um Mutirão de Limpeza na Vila Monticelli, em setembro, que reuniu 120 pessoas e recolheu cerca de 3,7 toneladas de resíduos em poucas horas.

Você também pode fazer parte da rede e tornar-se um Guardião ou Guardiã. Clique aqui para se cadastrar e faça sua parte pela recuperação do nosso rio!

Siga a gente nas redes sociais:
Instagram: @guardioesriomeiaponte
Facebook: @guardioesriomeiaponte

#GuardioesDoMeiaPonte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *