Campanha, lançada em 03 de agosto desse ano, propṍe a assinatura de uma carta compromisso por parte de candidatos a vereadores e prefeitos de Goiânia com diretrizes para a recuperação da bacia do Meia Ponte.

 

o rio mais importante do estado de goiás agoniza. são diversos os problemas que ocorrem na bacia e a lista é extensa. vão desde a diminuição da vazão, destruição da vegetação das nascentes e matas ciliares até a disposição inadequada de resíduos sólidos em seu leito e o lançamento de esgotos sem tratamento. 

O objetivo da campanha de Olho no Rio é que candidatos a vereadores e prefeitos se comprometam com a recuperação da bacia do rio Meia Ponte, ao assinar a carta compromisso da campanha. A carta foi elaborada por especialistas e é baseada em diretrizes e propostas para a recuperação da bacia do rio Meia Ponte. A escolha da cidade de Goiânia foi estratégica, visto que atualmente é o município que mais contribui com as agressões ao rio.

a rede espera que a partir da inserção da pauta relacionada ao rio meia ponte nos programas de governo dos candidatos e das candidatas a prefeito ou vereador, o tema ganhe projeção no processo eleitoral, levando os atores políticos eleitos a se comprometerem com ações efetivas para solucionar o problema do principal rio do estado.

A campanha de Olho no Rio conta com um website com informações detalhadas, voltadas tanto ao cidadão, que pode exercer seu apoio a campanha, quanto aos pré-candidatos, que além de apoiá-la e divulgá-la, podem se comprometer com as diretrizes e propostas.

os guardiões do meia ponte, rede de articulação entre atores sociais que compartilham do mesmo propósito: recuperar o rio meia ponte. o grupo fomenta o trabalho dos mais diversos atores sociais (comunidade, poder público, empresas públicas e privadas, religiosos, escoteiros, estudantes, cooperativas de reciclagem e quem mais desejar participar), promovendo o amplo debate das ameaças ao rio, em busca de soluções que atuem diretamente sobre as causas raiz. 

Para maiores informações acesse o website da campanha: Campanha de Olho no Rio